terça-feira, 20 de julho de 2010

Intercâmbio virtual no Otávio



A 3ª vídeo-conferência entre alunos do Otávio e os da escola Kagugu, de Kigali, ocorreu no dia 9 de julho passado.

Desta vez lá estavam além dos alunos da turma 31, todos os alunos do CAT, da pré-escola até a 4ª série e suas respectivas professoras: Claudinha, Marlise, Rosa, Patrícia, Marina e Fabiana.

Também estavam: a nossa Diretora Lira, a nossa Vice Cida, as professoras Janice e Andréia, e o nosso instrutor de informática o professor Jeison.

Todos cheios de curiosidades e perguntas para fazer aos nossos amigos da escola Kagugu.


Por sua vez em Rwanda estavam além da professora Sílvia Kist, o diretor e a vice diretora da escola, um jovem professor da turma e seus alunos.

Foi emocionante quando nossas crianças cumprimentaram as crianças de lá dizendo: Mwiriwe (miriuê) = boa tarde e eles respondendo bom dia, tudo a demonstrar a compreensão de que há um fuso horário de cinco horas entre Porto Alegre e Kigali.


Depois, as crianças do Otávio cantaram a música “Porto Alegre é demais”


Vejam o vídeo que já havíamos mandado para eles com imagens de Porto Alegre e com a letra desta música traduzida para o inglês.

e eles nos homenagearam com uma música típica de lá.

Seguiu-se uma série de perguntas feitas por representantes de cada turma do Otávio: Se eles tinham merenda na escola, se a merenda era custeada pelo governo, se eles jogavam vôlei, se a escola ficava no Centro da cidade, se ficava em um bairro residencial, comercial ou industrial, como eles vinham para a escola, se suas casas eram perto ou longe da escola, se eles recebiam tarefas para fazer em casa e quais as brincadeiras que faziam no recreio.

Eles fizeram menos perguntas desta vez, tamanho foi o bombardeio de questões formuladas pelas nossas crianças, mas queriam saber qual era o melhor jogador de futebol do Brasil e por que o Brasil perdera a Copa do Mundo.

As meninas rwandenses também nos mostraram uma espécie de jogo que fazem com os pés batendo palmas cadenciadas que utilizam no seu recreio. A professora Silvia já nos mandou um vídeo postado no youtube:


Registramos que foi legal demais ver nossa Diretora e nossa Vice Cida sendo apresentadas para os administradores e professores da escola Kagugu, e recebendo o carinho daquele povo tão querido e amigo e retribuindo da mesma maneira.

Sabemos agora muito mais sobre Rwanda, sobre Kigali, sobre a escola Kagugu, seus professores e seus alunos e vimos que eles têm muito mais dificuldades de ordem financeira do que nós: sua escola não recebe merenda do governo e seus alunos caminham quilômetros para chegar ao seu destino porque não há transporte público para isto, mas que isto não os impede de lutarem por uma educação e um futuro melhor.

Sabemos também que a África, principalmente, Rwanda, é muito mais que um continente tribal. Ele é repleto de lindas cidades e que o povo de lá lutou muito para ter a sua independência política, e que agora luta por sua independência econômica.

Agora, faremos uma pausa para curtir as nossas férias, mas fica a promessa de que mais aprendizados se construam ao longo do ano, nesta relação que de distante só tem a parte física, pois os nossos corações estão bem perto do coração das crianças e professores da escola Kagugu a quem aprendemos a amar.

A professora Silvia postou a nossa videoconferência por lá no seguinte endereço:




As fotos, tiradas no dia do nosso encontro, falam muito melhor sobre o acontecido. Vejam em nossa galeria de fotos:





Postado por Professora Rosa e turma 31


quinta-feira, 8 de julho de 2010

INTERCÂMBIO VIRTUAL NO OTÁVIO


Amizade e conhecimento construídos à distância

Tudo começou com a Copa do Mundo e com a nossa descoberta da Cultura, da grandeza e da diversidade do continente Africano.

A nossa turma 31, do Colégio Estadual Professora Otávio de Souza, localizado no bairro Jardim Botânico, de Porto Alegre, RS, BR, constituída por 23 crianças entre 8 e 9 anos, começou a demonstrar curiosidade sobre a África ao tomar conhecimento, através da mídia (TV e jornal) que é usada como instrumento de trabalho na sala aula, que naquele continente conviviam pessoas tão diferentes como africanos tribais, egípcios que ainda montam em camelos, e africanos “comuns” de jeans, terno e gravata. Também chamou nossa atenção que na África, além de animais selvagens, aldeias com ocas parecidas com as dos nossos índios e “Tarzan,” tivesse lindas, prósperas e modernas cidades.

Como este ano temos a oportunidade de freqüentar aulas de informática, e nelas vimos coisas bem legais sobre a África do Sul e amamos, nossa professora e sua amiga Silvia Kist, que está em Rwanda para implantar um projeto de computadores para crianças numa escola chamada Kagugu, tiveram a idéia de que poderíamos ampliar este conhecimento através de contatos via Internet entre crianças daqui e de lá.

Feitas as primeiras combinações, nossa turma ajudou a elaborar um e-mail, traduzido gentilmente por uma amiga nossa a Cristina Hentschke, que foi enviado às crianças da escola Kagugu convidando-as a nos conhecerem.

Eis o E-mail que enviamos:

Hello Friends from Ruanda!

We are students of teacher Rosa, Silvia’s friend, wich is working at your school. They had the idea of meeting you through the internet, and we loved it!

We are a group of 23 students (8 boys and 15 girls) with ages from 8 to 9 years old. As our teacher sais “we are very noisy, but very nice kids!”

We are very curious about your country, where many of our ancestries are come from. With the World Cup we had learn a lot about Africa, but about Ruanda we don’t have many information.

We (most of the buys and a few girls) love soccer, video games, music and love to navigate on the internet.

We don’t study english at our school, but we’ve learned some english with our teacher Rosa. But I guess, anyway, we can communicate to each other.

Here are some pictures of our class!

A big hug from,

Class 31 of School Otávio de Souza, from Porto Alegre City, Rio Grande do Sul, Brazil.


TRADUZINDO:

Porto Alegre, 7 de junho de 2010.

Olá amigos de Ruanda,

Nós somos alunos da professora Rosa que é amiga da professora Sílvia, que está trabalhando aí no país de vocês.

Elas tiveram a idéia de que a gente pudesse se conhecer através da INTERNET e nós adoramos.

Somos uma turma de 23 alunos (8 meninos e 15 meninas) com idade entre 8 e 9 anos e cursamos o 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo a professora Rosa, “muito barulhentos mas bastante queridinhos”( ela diz que tem saudade da palmatória que aqui foi abolida e, pelo que soubemos, ainda funciona por aí) , e temos muitas curiosidades sobre o país de vocês, bem como sobre toda a África, de onde vieram muitos de nossos antepassados.

Com a Copa do Mundo temos aprendido bastante sobre a África do Sul, mas sobre Ruanda temos bem poucas informações.

Nós (guris e algumas meninas) adoramos futebol, vídeo-game, pular corda, música e navegar na Internet. Aliás, foi porque este ano começamos a ter aula de informática todas às quintas-feiras que surgiu a idéia deste contato.

Nós não temos uma disciplina de Inglês, e o pouco que sabemos é o que aprendemos com a professora Rosa que também sabe bem pouquinho. Mas acho que com boa vontade nós conseguiremos nos comunicar (podemos pedir ajuda né?).

Aqui vão algumas fotos de nossa turma para vocês já irem nos conhecendo.

Um grande abraço da

Turma 31 do Colégio Otávio de Souza
da cidade de Porto Alegre,
Estado do Rio Grande do Sul,
Brasil


Enquanto isto, por aqui víamos e pesquisávamos coisas sobre Rwanda. Por outro lado, lá eles viam e pesquisavam coisas sobre o Brasil, sobre o Rio Grande do Sul e sobre Porto Alegre.

Nosso primeiro “encontro virtual”, aconteceu numa quinta-feira, dia 17 de junho

Professora Silvia e nossos amigos de Rwanda


Professora Rosa e nossa turma na telinha de Rwanda

Desencadeou tantos questionamentos na nossa turma, que foi difícil a professora selecionar apenas alguns alunos para fazerem suas perguntas para as crianças ruandenses no encontro seguinte.  Foram elas:

- Se as crianças já tinham visto uma cobra ou um leão no pátio ou arredores da escola;
- Por que eles todos eles usavam uniforme igual meninos e meninas;
- Por que todos usavam o cabelo igual bem curtinho?
- Por que eles estavam de roupas de manga curta quando que víamos os jogadores e torcedores dos jogos da copa encasacados no maior frio?
- Se eles gostavam de ser de Rwanda e por quê?
- Que os achamos muito comportados e queríamos saber como era mantida esta disciplina.

No dia seguinte, dia 18 de junho, sexta-feira, nós e as crianças da escola Kagugu realizamos via skype, nossa segunda vídeo-conferência. Agora mais organizados, mas não menos ansiosos, pudemos satisfazer nossas curiosidades.

As crianças da escola Kagugu também tinham vários questionamentos a nos fazer:

- Quem eram os melhores jogadores do Brasil?
- Se nós tínhamos gostado do jogo do Brasil contra a Coréia?
- Se nós tínhamos gorilas aqui?
- Por que nós não usávamos os cabelos curtos e o que fazíamos contra os piolhos?
- Por que não usávamos uniformes?

Selecionamos duas coisas muito legais que nos pareceram importantes, e que a professora Silvia nos contou nos e-mails que troca com a professora Rosa:

Que diversas crianças ruandenses, de sua turma ou não, dizem para ela quando a encontram: “Bom dia. Oi, tudo bem?” e a outra foi o que uma professora de lá lhe disse depois da conferência: “Hoje viajei pelo Brasil”.

Quanto as crianças da turma da professora Rosa ela pode dizer que estão encantadas e muito curiosas. Todas têm algo para perguntar para as crianças de Ruanda. A professora Rosa ficou emocionada quando leu no “Caderno do escritor” de um de seus alunos, o Lucas, que contava com suas palavras tudo o que aprendera sobre a África: “...Desculpa profe se eu me esqueci de alguma coisa é que são tantas coisas lindas que eu não me lembro.”

A professora Silvia já postou os nossos encontros, veja as fotos clicando nestes links:

flickr >> clique aqui e no seu blog >> clique aqui

Como próximos passos nossas professoras combinaram que tiraremos fotos da nossa escola e do nosso bairro: tudo que é legal ou feio e triste, para que as crianças da escola Kagugu possam visualizar um pouco da nossa realidade. Eles farão o mesmo por lá.

Já temos algumas fotos,

Nossa escola                     Nossa turma


Nossa turma em frente ao CTG 35 e na Av. Ipiranga

Veja mais fotos    CLICANDO AQUI


Iremos mostrar estas fotos no próximo encontro virtual que temos agendado para a próxima sexta-feira, dia 9 de julho, agora com a participação de todos os pequeninos da escola (da pré-escola até a 4ª série), que ficaram curiosos para também conhecerem as crianças da África.

Neste dia todos cantaremos “Porto Alegre é demais!”, do José Fogaça e temos certeza que quem vai ficar com muita saudade é professora Silvia.

Ela nos mandou algumas palavras em Kinyarwanda, o dialeto falado na escola Kagugu:

Bite = oi
Mwiriwe (miriuê) = boa tarde
Mwaramutse (muarámutze) = bom dia
Amakuro = Como está você?
Nimeza = Tudo bem.

Estamos “dobrando” a língua para cumprimentarmos nossos amigos ruandenses em seu próprio dialeto no próximo encontro.

Agradecemos ao Jeison (instrutor de Informática da escola), que está nos acompanhando e nos auxiliando a realizar estes encontros.



Postado por Professora Rosa e turma 31


NOTA: Os “encontros virtuais” foram realizados no Laboratório de Informática da escola, via Skype (sistema de conversação via Internet, com vídeo e áudio), com o auxílio de nosso instrutor Jeison.

Parabéns turma 31, Professora Rosa e Jeison por este lindo trabalho, são estas iniciativas que valorizam e enriquecem o nosso Laboratório de Informática. Estaremos aguardando mais matérias para publicarmos.

Acompanhem, estaremos postando mais novidades em breve.

DEP. DE INFORMÁTICA